domingo, 15 de setembro de 2013

Oggi (1983 – 1985)

O Oggi tinha bom espaço interno e de porta-malas para sua categoria, mas saiu de linha rapidamente por ser derivado do 147, cuja carreira já estava em declínio e por herdar deste problemas crônicos como a correia dentada e o câmbio. Acima, um modelo CS com motor 1.3, que podia ser comprado tanto a álcool como a gasolina.
A série especial Pierre Balmain, de 1984: tinha pintura bege metálico combinando com interior marrom. Na lateral, tem um logotipo dourado com as iniciais e o nome do estilista francês, em vez do 1300 do CS. Esta série foi criada para atrair o público feminino.
A série especial CSS, com motor 1.4 e acabamento esportivo, produzida em 1985, ano da despedida deste Fiat.

Lançado em 1983, o Oggi é a versão de três volumes do Fiat 147, e seu nome vem da palavra italiana que significa hoje. Vinha somente em acabamento CS e com motor 1.3, e podia ser comprado tanto a álcool como a gasolina. Em comparação aos outros sedãs compactos de seu tempo, o Voyage e o Chevette, trazia evoluções. O carro da Fiat tinha um grande porta-malas e trazia motor transversal, que permitia melhor aproveitamento do espaço do habitáculo, apesar de ter uma distância entre-eixos menor - 2,22 m, contra 2,35 m do Volkswagen e 2,39 m do GM. Estes tinham opção de quatro portas (de baixa aceitação), vinham com o motor em posição longitudinal, e o concorrente da marca da gravata tinha ainda tração traseira, o que se por um lado o tornava mais antigo tecnicamente, o deixava em vantagem nas estradas de pouca aderência e dava um ótimo esterçamento. Porém, no aspecto estilístico, este Fiat apresentava falhas, como a traseira alta e retilínea destoando do restante do carro. Outras deficiências crônicas eram o câmbio duro e a correia dentada. Esta costumava dar muitas dores de cabeça, chegando a exigir a retífica do cabeçote. Para 1984, nenhuma mudança significativa. Foi oferecida a série especial Pierre Balmain, que vinha na cor bege Áureo e tinha acabamento interno monocromático em marrom. Em  1985, o sedã ganhou a série especial CSS, que vinha na cor preta, tinha logotipos adesivos em vermelho, rodas de liga leve, aerofólio, piscas dianteiros incolores, motor 1.4 com cabeçote especial e acabamento esportivo, que teve 300 unidades produzidas. Neste ano, o Oggi se despedia do mercado com apenas dois anos de vida, a exemplo do que ocorreria na década seguinte com os médios Apollo e Pointer, ambos da VW.



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