sexta-feira, 10 de abril de 2015

Bonanza (1988 - 1994)

A Bonanza se destacava positivamente por ser confortável e bem equipada, mas deixava a desejar em estabilidade e no consumo quando movida a gasolina e principalmente a álcool.

Apresentada no Salão do Automóvel de 1988 junto com a segunda geração da Veraneio, a Bonanza não passa de uma versão de três portas desta e se diferencia pelas dimensões menores (distância entre-eixos de 2,59 m ante 3,23 m e comprimento de 4,50 m ante 5,34 m). Chegou como modelo 1989, usava o chassi das picapes Série 20 e podia ser comprada em versões S e De Luxe, com o motor 4.1 de seis cilindros da linha Opala/Caravan, a álcool (com 135 cv e 30 mkgf) ou gasolina (118 cv e 28 mkgf). A Bonanza se destacava por ser confortável e vinha bem equipada: oferecia ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, comando elétrico de vidros/travas/retrovisores externos, vidro traseiro térmico com limpador/lavador/desembaçador e rodas esportivas. Com motor a combustível vegetal, o desempenho era razoável para um carro de pouco mais de 2 toneladas, com velocidade máxima de 147 km/h e aceleração de 0 a 100 em 16 s, números equivalentes aos de uma Belina 1.6. Em contrapartida, a estabilidade deixava a desejar, uma vez que em piso irregular sentia-se um desequilíbrio que assusta, e o consumo era altíssimo, com 3,5 km/l na cidade. Na estrada esse número é de 4,5 km/l. Apesar de ter um tanque avantajado, com 88 litros de capacidade, a Bonanza tinha uma autonomia bem limitada quando equipada com o motor seis cilindros a álcool, pois podia-se rodar somente 320 km na cidade e 400 km na estrada. A autonomia rodoviária não permite viajar distâncias maiores sem reabastecer. Para 1990 não chegaram mudanças relevantes. No ano seguinte, foi introduzido o motor Perkins a diesel, com potência e torque de 86 cv e 27 mkgf, na ordem, mas com desempenho sofrível e nível de ruído altíssimo. Chegou também o freio de estacionamento acionado por pedal. Na linha 1992, o motor Perkins cedeu a vez para os Maxion S4 (aspirado com 90 cv) e S4T (turbo com 115 cv), de 4 litros. Em 1993, chegaram grade dianteira redesenhada, tomada de ar no vidro traseiro, novas rodas de alumínio e faróis trapezoidais, os mesmos que equiparam o Opala de 1988 até o ano anterior, quando este saiu de linha. A embreagem de comando hidráulico e a direção hidráulica Servotronic eram as novidades na parte mecânica. Para 1994, não teve mudanças relevantes. A Bonanza saiu de linha em meados do ano.


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