segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Logus (1993 – 1996)

O Logus tinha um desenho primoroso, mas as falhas de projeto e o fim da Autolatina o penalizaram com o encerramento precoce de sua carreira. Nas fotos acima, a série especial Wolfsburg Edition, de 1995, que no ano seguinte virou versão de linha e substituiu o acabamento GLS.
A campanha de lançamento do Logus, em 1993: anunciava estilo, performance e funcionalidade, os apelos com que a Volkswagen tentava emplacar o sedã.
A linha 1994 tinha o motor 2.0 como a principal novidade, o novo câmbio com relações de marcha mais curtas e os novos itens de conforto e conveniência.
As novidades da linha 1995 eram injeção eletrônica para as motorizações a álcool, rodas aro 14 com pneus 185/60 para as versões superiores, motor AP-1600 no CL, cintos de segurança laterais traseiros de 3 pontos e interior com novo acabamento.
Uma campanha de 1996, o derradeiro ano da vida do Logus: apresentava o enxugamento da linha, pois as versões CL, GL e GLS foram eliminadas e o médio passou a vir apenas nos acabamentos básico, com motores 1.6 ou 1.8, faróis e grade do Pointer, pára-choques e retrovisores pintados e lanternas traseiras fumês, e Wolfsburg, com o motor de 2 litros, lançada no ano anterior como série especial e incorporada a linha.

Lançado em 1993, o Logus chegava para representar a Volkswagen no segmento médio, substituindo o Apollo, clone do Verona de primeira geração que foi descontinuado no ano anterior. Vinha em acabamentos CL (de entrada), que podia receber os motores 1.6 (ainda o AE-1600, antigo CHT da Ford) e 1.8, GL (intermediário) e GLS (de topo), estes somente com a mecânica de maior litragem. Toda a linha vinha com carburador eletrônico, muito problemático, e as relações de marcha eram muito longas, o que limitava o desempenho, mas privilegiava consumo e nível de ruído. As versões superiores tinham itens interessantes como equalizador no sistema de som, volante com regulagem de distância, alarme com fechamento automático dos vidros e controle elétrico destes com função um-toque e sensor antiesmagamento. O banco traseiro podia ser rebatido, aumentando a capacidade de carga. Foi um dos poucos modelos brasileiros de três volumes a ter esse item, que é normalmente oferecido em hatches e peruas. O Logus vinha somente com duas portas, pois a Autolatina alegava que ele poderia concorrer com o Verona reformulado que chegaria em novembro daquele ano com 4 portas. Para 1994, a versão GLS recebeu pára-choques e retrovisores pintados, motor 2.0 (ainda a carburador) e CD Player opcional, a exemplo de Santana e Quantum, da faixa de luxo. As marchas foram encurtadas, o que aumentava consumo e ruído. Em meados do ano, chegava a injeção eletrônica FIC para toda a linha (monoponto no CL e no GL, que vinham com motor 1.8, e multiponto no GLS, que passava a vir somente com o 2.0 e se tornava o modelo mais veloz da Volkswagen à época, superando inclusive a versão GTi de Pointer e Gol, este com aerodinâmica inferior e projeto obsoleto). O básico podia vir com motor 1.6, só que agora o AP-1600, pois o AE permanecia somente com a unidade de 1 litro (com carburador para equipar Escort Hobby e Gol 1000 antigo, e seria feito com injeção monoponto para o novo Gol 1000i Plus, que viria para o ano seguinte). Neste ano, o Logus foi vitimado pelo encerramento da Autolatina, mas graças ao acordo da marca alemã com a Ford de suportar os produtos híbridos durante dois anos, permaneceu em produção normal. Em 1995, chegaram as ofertas de injeção eletrônica para as versões movidas a álcool e rodas aro 14 com pneus 185/60 para as versões superiores, cintos de segurança laterais traseiros de 3 pontos, supercalotas redesenhadas para o CL e para o GL (neste, quando não tivesse rodas de alumínio), interior com novo acabamento e a série especial Wolfsburg Edition, que tinha faróis mais longos com unidades de longo alcance ao lado do farol principal (os mesmos do Pointer), além de volante e alavanca de mudanças com revestimento em couro. Para 1996, nenhuma mudança mais relevante. Em meados deste ano, como ocorreu com Santana e Quantum, a nomenclatura das versões foi alterada: de CL, GL e GLS, passou a vir em acabamentos básico, com motores 1.6 e 1.8 (que vinham com os faróis do Pointer), e Wolfsburg Edition, que era fabricada desde o ano anterior e passou a ser a versão de topo no lugar da GLS. Isso não contribuiu em nada para a continuidade da carreira do Logus, que chegou ao fim com apenas três anos, uma vez que o acordo entre Ford e Volkswagen foi rompido, o que também resultou no fim de Versailles e Royale.

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