quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Brava (1999 - 2003)

O Brava se destacava pelas linhas modernas e aerodinâmicas, vinha bem equipado, era confortável e tinha bons acabamento e custo/benefício, mas consumia muito e era caro para manter.


Lançado em 1999, o Brava é um modelo hatch que compartilha sua plataforma com o Marea. Seu nome vem da ilha de Cabo Verde. Vinha em acabamentos SX (de entrada), ELX (intermediário) e HGT (de topo). Os dois primeiros tinham motor 1.6 16V, o mesmo do Palio, mas anunciado com 99 cv para se enquadrar em faixa tributária menor, e o superior tinha motor 1.8 16V de 132 cv com variador de fase, que também equipava o sedã que é seu derivado. As três versões vinham bem equipadas: o SX vinha de série com direção hidráulica, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores mesmo se não tivesse as bolsas infláveis, trava elétrica e regulagem de altura de faróis e volante. Esta versão tinha rodas de aço aro 14 com supercalotas e pneus 185/65. O ELX tinha esses itens e adicionava ar-condicionado de série, vidros elétricos, estofamento com tecido superior, sistema de áudio, faróis de neblina, rodas de alumínio e abertura interna do porta-malas. Logo no início de 2000, pouco após o lançamento a potência voltou a ser anunciada com 106 cv devido a mudança na legislação do tributo. O HGT vinha completo, tinha o estofamento igual ao do Marea Turbo e rodas aro 15 com pneus 195/55. Para 2001, as novidades eram apenas o motor 1.6 italiano conhecido como Corsa Lunga - a potência era a mesma do seu equivalente nacional, mas com melhor torque em baixos regimes de rotação, e a oferta de toca-CD para a versão intermediária. Na linha 2002, seguiu mudando pouco. A versão ELX ganhou rodas de 15 polegadas opcionalmente e a HGT recebeu mostradores de fundo claro e opção de bancos em couro. Neste ano, o médio da Fiat seguiu vendendo pouco e começou a sofrer a concorrência com o Stilo dentro de casa. Aí as vendas caíram mais. Com isso, para o derradeiro ano, os dois acabamentos superiores deixaram de ser oferecidos, mas o Brava permanecia como opção mais acessível ao novo carro. Em meados de 2003, este médio, que se destacou por ser bem equipado, confortável e de bom acabamento saiu de cena.

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