segunda-feira, 11 de novembro de 2013

VW 1600 4 portas (1969 - 1971)

As linhas deste sedã - bem definidas e retilíneas, mais o formato das maçanetas cromadas, deram o apelido de Zé do Caixão. Este Volkswagen teve sucesso apenas com os motoristas de táxi e saiu de linha rapidamente.


Lançado em 1969, o VW 1600 4 portas veio para enfrentar o Corcel, e trazia mais espaço que o Fusca com a consagrada e robusta mecânica refrigerada a ar deste. Porém, este sedã tinha quatro portas em um tempo que a preferência nacional era pelos carros de duas e de três portas. Isso naturalmente limitou seu sucesso, uma vez que só foi bem aceito pelos taxistas. Além do mais, os carros de quatro e de cinco portas eram discriminados e rejeitados por conta de preconceitos desfundamentados, como o de que "carros de quatro e de cinco portas são para taxista", e também por conta do receio que os consumidores tinham em relação a segurança das crianças. Por conta das formas retilíneas e do desenho das maçanetas cromadas, o povo apelidou este Volkswagen de "Zé do Caixão". Para 1970, o sedã não teve nenhuma alteração e assim permaneceu até 1971, seu derradeiro ano, quando deixou de ser fabricado e cedeu seu lugar ao TL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário